Skip to main content

Como testar exceções no Java

· 2 min read

Há várias formas de testar se um método irá lançar um exceção que funcionam, porém, quando o teste não passa, o programador fica perdido e precisa utilizar do debug para ver onde está o problema. Isso não é uma boa prática, pois a mensagem do teste deve ser suficientemente clara. Mostrarei uma forma eficaz de se testar uma exceção no Java.

Vamos direto ao ponto! Veja um exemplo de teste abaixo:

public void testDivide() {
try {
Calculadora.divide(2, 0);
fail("ArithmeticException expected");
} catch (Exception e) {
assertEquals(ArithmeticException.class, e.getClass());
}
}

Vamos analisar os possíveis casos e como esse método atende todos:

  • O método divide() lança a exceção correta, conforme o experado => Da linha 12 irá passar para a linha 15, e o assert irá passar com sucesso.

  • O método divide() não lança nenhuma exceção => Neste caso, irá da linha 12 para a linha 13, onde é forçado uma falha para avisar que se espera uma exceção, mas ela não foi lançada. Quanto mais clara for a mensagem do fail(), mais fácil é de identificar o problema.

  • O método divide() lança uma exceção errada => Da linha 12 irá passar para a linha 15, mas o assert irá falhar. Desta forma, o próprio assertEquals() irá exibir uma mensagem que é esperado um tipo de exceção e foi lançada outra.

Você pode colocar mais asserts dentro do catch caso queira validar outras informações da exceção, como a mensagem e o StackTrace.

Esse tipo de preocupação parecer exagerado, mas são detalhes assim que fazem a diferença na produtividade de um programador. Um bom teste é aquele que você olha a mensagem e vai direto no código arrumar o problema, se você teve que abrir o código do teste para ver qual foi o erro, pode ter certeza que seu teste precisa ser melhorado.